O QUE SE ESPERA DO ESTUDANTE DE 2º. CICLO

17-12-2014 16:49
O estudante inscrito num curso do 2º. ciclo de estudos tem à sua disposição um documento, específico de cada Unidade Curricular, intitulado Contrato de Aprendizagem. Este documento visa guiar o percurso de trabalho a realizar pelo aluno; aí serão indicados os temas a trabalhar, a metodologia específica a adotar, o calendário detalhado de trabalho, bem como dadas indicações sobre os modos de avaliação, entre outras.
Espera-se que o estudante aceda às suas «salas de aula» virtuais de modo regular, trabalhe os materiais indicados, realize as atividades solicitadas e exponha sem hesitar as suas dúvidas.
Sugere-se que organize um plano de estudo e elabore um calendário de acesso às suas classes, em função das informações fornecidas no início do seu percurso.
O estudante dispõe também da possibilidade de discutir os temas e as atividades com os seus colegas de curso, dentro da sua classe, esperando-se uma atitude de abertura de espírito e de franca colaboração, de modo a que se formem verdadeiras comunidades de aprendizagem.
No sentido de potenciar o sucesso, o estudante deverá ainda considerar a importância dos seguintes aspetos:
     · Competências de leitura e de escrita: o domínio da escrita é um elemento facilitador da comunicação e expressão no grupo, a par das competências de leitura próprias de uma aprendizagem de nível universitário;
     · Auto-motivação e auto-disciplina: manter-se envolvido no processo de aprendizagem, assegurando o cumprimento de atividades e o ritmo de estudo que forem propostos;
     · Estabelecimento de prioridades: hierarquizar a importância relativa dos temas em estudo e das atividades correspondentes;
     · Avaliação do progresso: estabelecer objetivos temporais, em função dos conteúdos e das atividades de aprendizagem, avaliando a sua concretização.
Para além dos aspetos referidos, cada curso de 2.º ciclo poderá ainda mencionar alguns pré-requisitos, constantes do guia do curso respetivo.