Duarte e Marta - www.wook.pt

SUGESTÕES DE LEITURA

Duarte e Marta - As aventuras de dois adolescentes ; Maria Inês Almeida, Joaquim Vieira

  Duarte e Marta - Mistério no Pavilhão de Portugal Duarte e Marta encontram-se à saída de um concerto noturno de rock, próximo do Pavilhão de Portugal, e, quando reparam num vulto masculino que se movimenta sobre a cobertura do edifício, decidem investigar o que se passa. Começam assim...

Os Desastres de Sofia - Condessa de Ségur

A Sofia acha que a sua boneca de cera está pálida e com frio. Por isso, põe-na ao sol e... ela derrete-se. Sofia chora, mas nem tudo está perdido porque ela se lembra de convidar as amigas para o divertido enterro da boneca! A Sofia quer brincar com os seus peixes vermelhos e... acaba por deixá-los...

Memórias de um Burro - Condessa de Ségur

Como acontece com todos os burros, Cadichon só faz aquilo que lhe apetece, e a verdade é que é dono de uma forte personalidade. Um belo dia, cansado dos maus-tratos que os seus donos lhe infligem, decide levar a vida à sua maneira, não deixando porém de fazer uns servicinhos aqui e ali e de dar...

Ler + em Família

As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente.

Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família. 

Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.

   

Os Dez Mandamentos de uma família comprometida com a leitura

 
1 – Uma família comprometida com a leitura é aquela que motiva para a leitura antes mesmo de o seu filho(a) saber ler. 
Proporcionar às crianças livros com boas ilustrações para que se deliciem e se divirtam a observar as imagens é uma óptima maneira de as levar a desenvolver o gosto pela leitura.
 
2 – É aquela que conta histórias aos seus filhos (as), lhes recita rimas e poesia, que lhes enche os ouvidos com a música e a magia das palavras.
 
3 – É aquela que dá o exemplo lendo livros, revistas, jornais e que permite que os seus filhos (as) os surpreendam frequentemente a ler.
 
4 – É aquela que acompanha os seus filhos (as) a exposições, que com eles assiste a espectáculos de marionetas, teatro e a outros espectáculos culturais para desenvolver a sensibilidade e imaginação das suas crianças.
 
5 – É aquela que partilha e comenta as leituras dos seus filhos (as)
 
6 - É aquela que acompanha os seus filhos (as) a lugares onde há livros – livrarias, bibliotecas – para observarem e escolherem juntos e os anima a recorrer à biblioteca.
 
7 – È aquela que fomenta a criação de uma biblioteca familiar ou pessoal.
 
8 – É aquela que aprecia e lê conjuntamente com os seus filhos, os trabalhos que se realizam na escola.
 
9 – É aquela que compreende que a compra de um livro não é algo de excepcional, ainda que em determinadas alturas festivas (aniversários, etc.) não deva faltar, mas faz parte das despesas previstas na educação do seu (s) filho (s).
 
10 – É aquela que acompanha os seus filhos (as) no visionamento de alguns programas de televisão, filmes vídeo, etc., comentando e partilhando com eles esta experiência.
 
(Extraído do livro Cómo hacer hijos lectores de Carmen Lomas Pastor, Madrid: Ed. Palabra, 2002)