O QUE SE ESPERA DO ESTUDANTE DE 1º. CICLO

04-02-2016 16:44
O estudante inscrito no 1º. ciclo de estudos tem à sua disposição, no início do semestre, em cada unidade curricular, um Plano da Unidade Curricular com os temas a trabalhar, a metodologia específica a adotar, o calendário e indicações sobre os modos de avaliação.
Espera-se que o estudante aceda às suas «salas de aula» virtuais de modo regular, trabalhe os materiais indicados, realize as atividades solicitadas e exponha sem hesitar as suas dúvidas.
Sugere-se que organize um plano de estudo e elabore um calendário de acesso às suas classes, em função das informações fornecidas no início do seu percurso.
O tempo total de trabalho estimado para cada Unidade Curricular (disciplina) é de 156 horas, incluindo o acesso regular à sala de aula virtual, a leitura de textos e outra documentação, realização de atividades formativas propostas, de e-fólios (pequenos trabalhos de avaliação), enfim, o conjunto de tarefas a realizar na Unidade. Importa, pois, que o estudante, com base nesta estimativa de horas de trabalho necessárias, avalie previamente e de forma realista a sua disponibilidade, decidindo em tempo oportuno o número de unidades que terá possibilidade de acompanhar ao longo do semestre.
No sentido de potenciar o sucesso, o estudante deverá ainda considerar como importantes os seguintes aspetos:
     · Competências de leitura e de escrita: o domínio da escrita é um elemento facilitador da comunicação e expressão no grupo, a par das competências de leitura próprias de uma aprendizagem de nível universitário;
     · Auto-motivação e auto-disciplina: manter-se envolvido no processo de aprendizagem, assegurando o cumprimento de atividades e o ritmo de estudo que forem propostos;
     · Estabelecimento de prioridades: hierarquizar a importância relativa dos temas em estudo e das atividades correspondentes;
     · Avaliação do progresso: estabelecer objetivos temporais, em função dos conteúdos e das atividades de aprendizagem, avaliando a sua concretização.