FAMÍLIAS COM CRIANÇAS NO 1º E 2º ANOS DE ESCOLARIDADE

01-09-2014 17:20

Programa: Leitura a Par (famílias com crianças no 1.º e 2.º anos de escolaridade)

A leitura com os pais/com a família

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano.

Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.

Ensinar a ler é tarefa da escola. É, aliás, uma das suas missões essenciais.

Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes.

Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno.

Programa: Leitura a Par (famílias com crianças no 1.º e 2.º Anos de escolaridade

Leitura a par

Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros, a aprenderem a ler e a lerem cada vez melhor:

1. Momento

Escolha um momento em que nem um nem outro estejam a ver televisão.

Pergunte à criança se quer que lhe leia uma história. Se ela não quiser, não force. Procure interessá-la noutra altura.

2. Escolha do livro

Deixe a criança escolher o livro. Há sempre um livro que a pode interessar porque, felizmente, a oferta de obras para crianças é rica e variada.

Se achar que o livro que a criança escolheu é muito grande ou tem pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta lhe agrada.

3. Local

Procure um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado, para evitar que se distraia com interrupções

Sentem-se juntos, para que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo.

4. Leitura

Vá apontando o que está a ler, para que a criança se aperceba do movimento da leitura. Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas.
Incentive-a a ler palavras ou frases que já conheça.

Durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir.

Se o livro for grande, leia-o em partes.

5. Final

Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante

6. Duração

Esteja atento aos sinais de cansaço. Interrompa a leitura se a criança mostrar desinteresse. Se a criança pedir, continue a contar histórias. Mas não force.