AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE!!

06-11-2014 15:20
Muitos são os alunos que estão sentados a assistir às aulas diariamente, mas poucos são os que saem da sala de aula e se propõem a estudar o que foi ensinado.
Os alunos acham que quando o sinal toca é sinal de que a aula acabou, mas a aprendizagem vai além da sala de aula.
Assistir às aulas é coletivo e passivo e por outro lado estudar é solitário e ativo.
Durante as aula o aluno ABSORVE e durante o estudo o aluno PRODUZ, pois o ciclo da aprendizagem é CIRCADIANO (começa, acontece e se encerra no período de 24 horas). 
 
Nessas 24 horas temos 3 fases distintas:
1. durante as aulas: ENTENDER;
2. durante a tarefa: APRENDER;
3. durante o sono: FIXAR.
Isso trás algumas consequências importantíssimas:
  •  É indispensável que a tarefa seja executada antes que se passe uma noite
de sono;
  • É indispensável uma noite tranquila de sono;
  •  As aulas são importantes, mas não são a parte mais importante do processo, o aluno deve chegar a casa fazer as tarefas e as leituras necessárias dando continuidade ao processo de aprendizagem.
 
A maioria dos alunos estuda apenas para as provas. Eles podem até tirar notas boas, mas depois o que foi armazenado rapidamente acaba por se perder, e isso acontece com 99% dos alunos. Se esses alunos adotassem o método de estudar após a aula o que foi passado em sala de aula, nem seria necessário estudar para as provas, pois já estaria tudo armazenado, aprendido.
Dessa forma, a família tem um papel que é de suma importância no desenvolvimento da inteligência da criança, estabelecer um horário de estudo em casa para complementar o horário de estudo na escola e estimular o filho a fazer muita leitura, pois a leitura em casa equivale a muito mais que fazer qualquer curso; é uma necessidade de estimular e desenvolver o cérebro.
 
 

Tópico: AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE!!

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário