A Teia de Aranha

19-10-2011 18:11

A Teia de Aranha

Eu tive de ir ao sótão procurar uns jornais antigos. 
Como toda a gente sabe, o sótão é o lugar da casa que menos é limpo. Nunca se convida as visitas para ir ao sótão. Nunca se utiliza o sótão, cheio de baús, malas e caixotes, para dar festas de aniversário. Até talvez não fosse má ideia? 
Eu a entrar no sótão, e a esbarrar com uma teia de aranha. 
- Que falta de consideração - barafustou a aranha. - Uma teia que me deu tanto trabalho a fabricar! 
- Foi sem querer. Desculpe - disse-lhe eu, um tanto encavacado. 
- Quem estraga, arranja - gritou-me ela. 
- Mas eu não sei tecer teias de aranha? 
- Então, não tivesse rasgado. Quem estraga, arranja - insistiu ela. 
Não tenho feito outra coisa. Pedi instruções a um tecelão, a uma bordadeira e a uma senhora que trabalha em malhas. Cada uma ensinou-me o que sabia e eu, mal ou bem, com uma agulha muito fininha e um fio de nylon ainda mais fino tenho passado os dias no sótão a cosipar a teia da dona aranha. 
Com tantas responsabilidades na minha vida, tantas histórias para contar, e sucede-me a mim uma destas. Ainda se a aranha se calasse, mas não se cala: 
- Quem estraga, arranja. 
E sempre a desfazer do meu trabalho: 
- Que falta de jeito. Que horror. 
Mais dia, menos dia, também eu me enervo e mando a aranha contar histórias, em vez de mim. Sempre queria ver como é que dava conta do recado.

 

https://kids.sapo.pt/descobrir/historias/historia_do_dia/artigo/a_teia_de_aranha