A entrada no 1º ciclo do Ensino Básico

01-02-2016 10:46
Quando a criança entra para a escola ou quando muda de instituição escolar tem à sua espera um mundo novo e apaixonante que terá de descobrir
É fundamental ajudar a criança a adaptar-se a esta mudança, proporcionando-lhe um ambiente afectivo positivo e estimulante, em que ela se sinta segura e capaz de enfrentar os novos desafios.A entrada na escola deve ser vivida com alegria e não com ansiedade. A criança deverá estar confiante nas suas capacidades e os pais deverão reforçar a sua auto-confiança e segurança, valorizando sempre o seu trabalho.Há coisas muito simples que pode fazer e que contribuem para o bem-estar da criança nesta situação.
 Antes de a criança começar a frequentar a escola:
·               Fale com o seu filho sobre a escola - explique-lhe por palavras simples e carinhosas porque é que as crianças vão para a escola. Transmita-lhe uma imagem positiva da escola.
·               Visite com a criança a nova escola, ao mesmo tempo que vai dialogando com a criança sobre as diferentes actividades que poderá fazer nesse espaço, explicando-lhe também o horário de funcionamento.
·               Leia com a criança algum livro sobre a escola, apropriada à sua idade.
·               Na compra do material escolar, sempre que possível, deixe a criança escolher a mala, os cadernos, o estojo, etc.
Quando a criança começar a frequentar a escola:
·               Na véspera (à noite), ajude a criança a preparar o material escolar e a roupa para o dia seguinte.
·               Acompanhe a criança no percurso para a escola, pelo menos nos primeiros tempos, aproveitando esse tempo para lhe ensinar o caminho mais seguro e algumas regras de segurança.
·               Seja pontual no início das aulas.
·               Mostre à criança que tem confiança na professora e que ela pode confiar nela.
·               Fale regularmente com a professora sobre a criança e tudo o que acontece com ela na escola. Quando há qualquer assunto que se relacione com a escola ou que possa ter influência no comportamento da criança, comunique à professora.
·               Quando a criança sair da escola, dê-lhe oportunidade de conversar sobre como passou o dia.
·        Tenha uma atitude de cooperação e respeito face à professora e ao seu trabalho.                   
Em casa:
·         No quarto onde o seu filho dorme, destine-lhe um local onde possa trabalhar e outro onde possa pôr os desenhos, as suas pinturas, as construções, que vai fazendo. A criança precisa de um espaço seu.
·         Quando a criança tiver trabalhos escolares para fazer em casa acompanhe-o. Muitas vezes a criança não precisa de ajuda, basta estar próxima de si, de sentir que se interessam por ela e pelo que está a fazer.
·         Combine com o seu filho um período diário destinado às suas brincadeiras. O tempo de brincadeira facilita o desenvolvimento da imaginação, da cooperação e da partilha. Brincar é uma forma muito importante de aprender.
Cada criança é diferente das outras. O momento em que uma aprende uma coisa pode ser diferente do momento em que outra aprende a mesma coisa. Cada uma tem um ritmo diferente de aprendizagem.